Recife

Recife
Recife. Foto Rainner Arthur

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Sustentável e politicamente correto

Outro dia uma amiga me falou: "Mas esse negócio de saquinho para colocar a caca do cachorro não é sustentável, como o cocô é orgânico, é melhor deixar no chão que a natureza cuida do resto? ". Na verdade apanhar a caquinha é muito mais uma questão de limpeza urbana do que sustentabilidade, ótimo seria se pudéssemos juntar as duas coisas... e não é que já fizeram isso. Repassaria o texto recebido aqui, porém como respeito as políticas e direitos autorais não o faço. Mas em resumo o artigo recebido através do " Mintel GNPD Email alert - Product inside update" falava a respeito da "eco-friendly dog poo removal", isso mesmo uma sacolinha para remoção do cocô do seu cachorro que respeita os conceitos de sustentabilidade, podendo inclusive ser descartada através da descarga, livre de resíduos tóxicos e PVC e que não se rasga facilmente. Sendo assim, cara amiga, agora podemos ser sustentáveis e politicamente corretos ! Basta-nos apenas esperar essas sacolinhas chegarem por aqui. Para maiores detalhes consultar http://www.gnpd.com.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

São João na Capitá...

Foto: Rainner Arhur
Não é de hoje que as manifestações populares me fascinam. Sempre que viajo para algum lugar diferente procuro ver o que há de mais típico de cada região, as danças, comidas, músicas, literatura e folclore. Acho que essa admiração vem desde a adolescência, quando a minha professora de português, Marlêde, movimentava o colégio inteiro com as apresentações folclóricas. Cada turma era responsável por apresentar uma dança tipica que ia desde o Coco, passando pelo Maracatu e Afoxé, até a dança Portuguesa. Nos anos que passei em São Paulo, sempre que se aproximava esta época do ano ficava triste por não estar aqui, perto de todas essas quadrilhas, comidas típicas, danças, shows e cultura. Neste final de semana fui até o Sítio da Trindade, para mim é lá onde acontece o verdadeiro São João da Capitá. É impressionante ver como as pessoas se entregam a esta tradição, a esse batuque, cores e movimentos. E o melhor de tudo é saber que aquelas pessoas que estão ali, entregues aos embalos do forró, estão simplesmente porque gostam. Claro que existe um prêmio que é oferecido para a melhor quadrilha, mas esse prêmio nada mais é do que o reconhecimento de todo o esforço de cada um dos participantes que dedicam horas dos seus dias nos ensaios e que se preocupam para deixar cada detalhe em perfeita harmonia. A alegria estampada nos rostos de cada um dos integrantes é incrível. Vale a pena conferir! A programação completa das quadrilhas, shows e eventos que acontecem em Recife neste mês de junho está disponível no site www.saojoaodorecife.com.br. Divirtam-se.

sábado, 11 de junho de 2011

Sacola Oxibiodegradável

www.biodeg.org
Aproveitando que sustentabilidade está em alta, achei este tema bem proveitoso para discutirmos. Outro dia recebi de uma amiga do trabalho um artigo falando sobre o uso de sacolas plásticas. Ao contrário do que vocês possam pensar o material não criticava o uso e sim incentivava o seu uso responsável. E de fato a questão procede. Frequentemente temos visto campanhas em supermercados para que as pessoas não usem as sacolas, que coloquem as suas compras em caixas ou mesmo usem as sacolas retornáveis. Agora imaginem, onde eu vou colocar o lixo do meu apartamento ? Lembro quando eu era criança, não faz tanto tempo assim, o lixo era colocado em cestos e esses dispostos na rua nos dias de coleta. No banheiro também não existia o saquinho de lixo, muito menos na pia. Da mesma forma, voltando a história do cocô dos cachorros, esses ficavam na rua mesmo e isso era normal. Hoje em dia, com o conhecimentos que temos hoje sobre microoganismos, bactérias, pragas, etc, criamos o hábito de usar as sacolinhas. Dessa forma, se não forem essas que pegamos nos supermercados, serão outras que compraremos. O fato é que: sacos plásticos serão sempre utilizados. O grande problema na verdade não é o seu uso e sim onde os dispomos. Não só as sacolinhas, mas toda a sorte de lixo que vemos espalhados pelas ruas. 
Foto: Rainner Arhur
Algumas empresas tem tomado iniciativas espetaculares. A padaria aqui perto de casa, por exemplo, adotou o uso da sacola oxibiodegradável, se vocês já haviam escutado esta palavra antes, parabéns, pois fiquei muito surpreso na semana passada quando a vi estampada na sacolinha da padaria. Como sou muito curioso, procurei me informar a respeito. O plástico oxibiodegradável, como o nome já fala, tem a propriedade de ser biodegradável sem deixar resíduos tóxicos para o planeta (tais como os derivados de petróleo deixados pelos plásticos comuns), a sua degradação é muito mais rápida e a sua reciclagem muito mais segura. São soluções criativas e eficazes como essas que com certeza trarão grandes benefícios ao nosso planeta.

terça-feira, 7 de junho de 2011

1808

Há dois meses fiz uma viagem a trabalho para o Rio de Janeiro (Angra dos Reis). Sabendo que, além da viagem de avião de Recife ao Rio de Janeiro (2h30 de voo) ainda teria que pegar uma van até Angra (mais 3 horas de estrada) e que não conseguiria ficar tanto tempo assim apenas olhando a paisagem, decidi passar na livraria e comprar um livro. Como não tinha nenhum em mente, passei alguns minutos olhando algumas capas e títulos até encontrar este: 1808, de Laurentino Gomes. Confesso que não fazia idéia sobre o que havia acontecido neste ano antes de ler as primeiras páginas e fiquei impressionado com a riqueza de detalhes com a qual ele foi escrito. 1808 foi o ano da chegada da família real portuguesa ao Brasil. No livro, Laurentino Gomes retrata todo esse período em que D. João VI esteve no Brasil, na verdade desde a sua partida de Portugal, com toda a corte portuguesa. O que impressiona é a riqueza de detalhes resultado de um minucioso trabalho de pesquisa bibliográfica e a geniosidade da linguagem escrita usada. Com ele descobri coisas que não imaginava ter acontecido no Brasil, os costumes da época, a falta de decoro dos nobres portugueses e toda a indecência moral vivida naquela época que de alguma forma explica, mas não justifica, o que vemos hoje no planalto, nas ruas, órgãos públicos e privados. É muito interessante poder avaliar o nosso passado e com isso entender os motivos que nos levam a ser o que somos hoje. Recomendo-o.

domingo, 5 de junho de 2011

Garu em Recife

Para quem ainda não conhece, este é o Garu. Posso dizer que ele é o maior presente que já recebi da Mars. Nos anos em que morei em Mogi Mirim, Garu foi simplesmente o meu companheiro. Fiel, obediente, alegre e lindo. A foto ao lado não foi tirada por mim, o ator é o Ezequiel, um simpático fotógrafo que encontrei na creche que Garu costuma freqüentar no último sábado. E aqui eu abro um parênteses. Por que Garu precisa ir a creche ? Pra fazer exercícios, se movimentar, conhecer novos amigos, enfim, socializar. Depois falarei um pouco mais sobre esse espaço maravilhoso que encontrei aqui em Recife pois na verdade meu grande objetivo neste post é levantar uma bandeira sobre a falta de espaços para diversão dos nossos cães aqui em Recife. Em todos os parques a entrada dos cães é proibida, Parque da Jaqueira, Sítio da Trindade,  Parque 13 de maio e até mesmo no Parque D. Lindu, criado recentemente pelo nosso ex-presidente Lula em homenagem a sua mãe. Restou a praia, outro dia fui passear com Garu na praia de boa viagem, eis que passa uma senhora e solta a seguinte frase: "deveria ser proibido andar com cachorro na praia". Na verdade o que deveria ser proibido é que pessoas mal educadas passeassem na praia, ou fossem aos parques, shoppings ou mesmo andassem nas ruas. Caros leitores e loucos por cachorros, precisamos mudar esta realidade. Claro que provavelmente este comportamento deve ser resultado da falta de educação de muitos donos de cachorros, que saem com seus cães para passear e não levam a sacolinha do cocô, deixando um rastro cujo cão, único inocente nessa história, será o único a pagar com a falta de espaço e a repugnância da sociedade. Portanto, levantem essa bandeira e venham comigo fazer um mundo melhor para os cães !

Primeiro post...

Acho que para começar eu devo uma explicação, por que eu decidi criar um blog ? É simples, de fato não tenho nada para fazer. Na verdade tenho, estou terminando de ler um livro, reiniciando meu curso de inglês, montando meu arquivo de fotos desde 2003 até hoje, organizando meus documentos, separando roupas para doação, etc, enfim tenho muita coisa para fazer. Mas escrever um blog sempre foi uma vontade minha. Ter um local na web só meu, onde eu pudesse compartilhar minhas experiências, críticas, histórias e anseios. Confesso que me senti inspirado por outros amigos, amigos esses que com certeza saberão de sua influência ao ler este primeiro post. Como juramento de blogueiro iniciante, quero deixar aqui o meu compromisso de, em primeiro lugar, jamais ferir as regras de nossa língua mãe o português, de não ser entediante ou prolixo e de sempre escutar meus seguidores. Espero que vocês gostem do que irei escrever e, apesar de parecer bastante inusitado um Engenheiro escrevendo em um blog, prometo sempre trazer boas matérias neste espaço.