Recife

Recife
Recife. Foto Rainner Arthur

sábado, 2 de novembro de 2013

Pedalando em Amsterdam

Que Amsterdam é a melhor cidade do mundo para os ciclistas todo mundo já sabe, mas ver e sentir isso de perto é realmente um momento incrível. A cidade possui ciclovias por toda parte, ciclovias de ótima qualidade, existe um respeito aos ciclistas que não se vê em outras cidades, quando falo em outras cidades estou falando de lugares como New York, Paris, Londres, enfim, cidades desenvolvidas e de primeiro mundo e de verdade esta me pareceu ser a melhor forma de se fazer turismo (barato e prazeroso). Lá é possível também viajar entre as cidades de bicicleta, com toda a segurança e garantia que vai chegar bem, inclusive esta é uma das ideias para a próxima viagem a turismo pela Europa.
Mas voltemos a Amsterdam. Como diz o guia que recebemos quando fomos a loja de aluguel de bicicletas, "Pedalar é a forma mais rápida e prazerosa para se conhecer a cidade. Amsterdam é muito bicycle-friendly. E não apenas o centro da cidade - nos subúrbios também vale dar uma olhada, e eles ficam a menos de 20 minutos de bicicleta". Assim como para qualquer outro veiculo, as bicicletas, ou melhor os ciclistas, também devem obedecer as leis de trânsito e respeitar os pedestres. Dicas importantes podem também ser vistas no site www.bikelikealocal.nl. As vias de bicicleta são amplas, possuem uma ótima sinalização e levam a todos os pontos da cidade. Existem pontos de estacionamento de bicicletas em todas as estações de metro, nos centros comerciais, museus enfim, em toda a cidade. Há lojas de aluguel de bicicleta espalhadas em toda a cidade, no nosso caso usamos os serviços da Mac Bike, eles fornecem os mais diversos tipos de bicicletas e têm lojas espalhadas em toda a cidade. Como minha esposa não sabe pedalar alugamos uma bicicleta dupla, lá chamada de "tandem" ao preço de 25 Euros o dia (24h). Não preciso falar o quanto nos divertimos neste passeio. Andamos pelo centro da cidade, atravessando os canais do red light district, seguimos em direção ao subúrbio, fomos a casa barco da nossa amiga Liz, paramos para comer algumas delícias em uma feira local e, alguns quilos mais  gordos, voltamos para devolver a nossa bicicleta.
Esse momento nos inspirou para um projeto futuro, e espero que não muito distante, que é o de percorrer algumas cidades da Europa de bicicleta. Com certeza terei boas histórias para contar deste passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário