Recife

Recife
Recife. Foto Rainner Arthur

sexta-feira, 1 de julho de 2011

As estradas em Pernanbuco

Agora em junho fez um ano que voltei a morar em Recife depois de 5 anos vividos em São Paulo. Desde junho do ano passado até hoje perdi duas calotas do meu carro. Sabe, uma das coisas que eu posso dizer que mais sinto falta de São Paulo são as rodovias. Bem construídas, largas, seguras, um verdadeiro tapete, minha amiga da Renovias que não me deixe mentir. Claro que os pedágios ajudam nesta conservação, mas convenhamos, não justifica o descaso que vemos por aqui. O pior é que os trechos com buracos não são poucos. Na verdade, falando da BR101, eles continuam por quilômetros. Minha primeira calota perdi naquele buraco enorme que fica logo antes do viaduto da avenida Caxangá (quem é Pernambucano sabe bem de qual buraco eu falo). A segunda, sabe que eu nem vi, quando percebi já estava sem, mas deve ter sido a caminho de alguma praia. Mas nada pode ser mais absurdo do que colocar uma lombada (obstáculo para aqueles que preferem chamar assim) no meio de uma rodovia e não estou falando de lombada eletrônica, mas sim daquelas que realmente quebram as molas do carro. Sua justificativa, permitir a travessia dos pedestres, aí eu pergunto, o que o pedestre faz em uma rodovia ? ou, que tal construir uma passarela ? Respostas: As margens das rodovias por aqui são tomadas de construções (casas, comércio, etc) e as lombadas são mais baratas. Bom, e quem paga as minhas calotas, pneus e amortecedores ? Eu mesmo !
Mas, para não dizer que não falei das flores, quero deixar aqui uma imagem de uma de nossas mais belas estradas, o caminho dos foliões neste São João, a estrada que leva Recife a Caruaru, a BR 232. O caminho dos foliões também no Carnaval, aqueles que curtem os Papangus de Bezerros. E também, para aqueles que adoram o friozinho do sertão e vão curtir o Festival de Inverno de Garanhuns começando  agora em julho, no dia 14. A foto ao lado mostrando um trecho desta rodovia foi tirada em 2005, mas pouca coisa mudou desde então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário